Tonga sofreu um desastre sem precedentes

Até o momento foram confirmadas 3 mortes por causa do tsunami, o qual chegou a 3 metros de altura, devastando uma parte das ilhas.

Ilhas de Atata e Nomuka em Tonga devastadas (New Zealand Air Force)

Um representante da ONU, encarregado do apoio local, realizou uma coletiva de imprensa online, de Fiji, na quarta-feira (19), para explicar sobre os danos causados pela erupção vulcânica do Hunga Tonga Hunga Ha’apai no Pacífico Sul. 

Publicidade

O responsável revelou que o trabalho de remoção das cinzas vulcânicas acumuladas no aeroporto está difícil, muito mais do que se imaginava, e os suprimentos de socorro não puderam ser transportados por aeronaves.

A erupção vulcânica submarina, em grande escala, perto de Tonga, em 15 deste mês, causou danos materiais sem precedentes. Até a noite de terça-feira (18) foram confirmadas 3 mortes, incluindo a voluntária britânica Angela Glover, e muitos estão feridos, mas não se sabe o número exato, pois o país está sem comunicação.

Ele enfatizou que levará vários dias para que os navios cheguem da Nova Zelândia e de outros países, e que é urgente remover as cinzas da pista para transportar prontamente suprimentos de emergência, como água potável, pois as cinzas vulcânicas contaminaram a água.

Além disso, o responsável disse que o governo tonganês está tomando medidas rigorosas na fronteira por causa do novo coronavírus, portanto, nenhum novo pessoal será enviado.

Até agora são 20 funcionários da ONU em trabalho de campo desde a erupção. Por outro lado, expressou sua intenção de continuar o apoio entrando em contato com a equipe, por telefone via satélite.

Danos devastadores em Tonga

Porto de Nuku, na ilha principal de Tonga, destruído (gov.)

O noticiário SBS mostrou uma foto de prédios desmoronados, aeroporto coberto de cinzas e danos catastróficos no litoral. As primeiras imagens de Tonga mostram um quadro sombrio.

O Presidente da Assembleia Legislativa de Tonga, Lord Fatafehi Fakafānua, explicou que “as ondas tinham de cinco a 10 metros de altura, o que é muito mais alto do que a maioria das casas. Então, só podemos imaginar a devastação e o medo das pessoas tentando fugir para salvar suas vidas“, disse ele para a SBS News.

Os danos foram devastadores nas ilhas do norte“, avalia.

https://twitter.com/galla_go/status/1483646708814917633

Fontes: NHK e SBS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Frio e neve em Fukui, com possibilidade de relâmpagos

Publicado em 19 de janeiro de 2022, em Sociedade

Em cada área da província o nível de acúmulo de neve foi diferente, mas toda ela ficou coberta de branco.

Cidade de Fukui às 8h de quarta-feira (Fukui Shimbun)

Na manhã de quarta-feira (19) a província de Fukui estava com a paisagem – urbana e nas montanhas – toda branca, com baixa temperatura, por causa da frente fria.

Publicidade

Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão a queda de neve continuou desde segunda-feira. O acúmulo dos flocos brancos até as 8h chegou a 25cm na capital, cidade de Fukui, 64cm em Ono, 112cm em Kuzuryu, também na cidade de Ono, 49 em Imajo e 7 em Obama.

Na cidade de Echizen, onde tem uma fábrica da Murata e onde residem muitos brasileiros, o acúmulo chegou a 22 centímetros.

De acordo com o Observatório Meteorológico de Fukui, a previsão do tempo na quarta-feira é de nuvens com neve na região norte da província (Reihoku), sendo que em alguns lugares pode ter ocorrência de relâmpagos. Na área Reinan, ao sul da província, continua a neve e poderá ter relâmpagos também, até a noite.  

A partir de quinta-feira, uma área de baixa pressão passará pelo norte do Japão, causando ainda mais frio. E é por causa dela que o tempo em Fukui já está sofrendo influência.

Fonte: Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!