A montadora japonesa Toyota ultrapassou a General Motors em vendas nos EUA em 2021, marcando a primeira vez que a fabricante de carros de Detroit não liderou o país em comércio de veículos para um ano inteiro desde 1931.
A Toyota vendeu 2.332 milhões de veículos nos EUA em 2021, comparados com 2.218 milhões para a General Motors, disseram as montadoras na terça-feira (4).
As vendas dos EUA da GM sofreram queda de 13% para 2021 – e diminuição de 43% no quarto trimestre – enquanto a Toyota teve aumento de 10% para o ano.
A montadora japonesa não está ostentando a realização. O vice-presidente sênior da Toyota América do Norte, Jack Hollis, disse em uma declaração que a fabricante está “agradecida” pelos seus clientes leais, mas “ser a número 1 nunca foi um foco ou prioridade”.
O porta-voz da GM, Jim Cain, disse que a montadora de Detroit teve um forte ano de vendas nos EUA em SUVs e pickups, visto que ela focou em lucratividade, e com a melhora no fornecimento de semicondutores, as vendas também progridem.
Fonte: Nippon