Veículo flutuante é testado no Japão para possível uso em desastres

A autonomia do automóvel que comporta 4 pessoas é de 160Km.

O veículo elétrico de 2,6m de comprimento foi desenvolvido pela FOMM (YouTube/Asahi)

Um veículo especial que flutua na água e pode transportar as pessoas para um local seguro durante inundações e outros desastres passou por um teste no Campus Suita da Universidade de Osaka.

Publicidade

O veículo elétrico (VE) de 2,6m de comprimento, desenvolvido pela FOMM Corp., foi colocado em uma piscina de 5m de diâmetro em 20 de dezembro.

Quando a água foi despejada e chegou a uma profundidade de 1m, o veículo começou a subir gradualmente, e ele não afundou mesmo quando um condutor entrou.

A pessoa que conduziu o VE pôde guiá-lo para frente e fazê-lo girar na água. O acelerador é operado pelas mãos para prevenir que ele seja pressionado acidentalmente ao invés do freio.

Um problema é que o VE pode viajar a uma velocidade de apenas 1 a 2 quilômetros por hora, dificultando o movimento contra correntes fortes.

O VE da FOOM é feito de resina, e suas rodas têm uma estrutura similar a de um propulsor, permitindo que o veículo se movimente na superfície da água.

A autonomia do automóvel que comporta 4 pessoas é de 160Km. Ele custa cerca de 2,7 milhões de ienes (US$23.600).

O modelo elétrico é produzido na Tailândia desde 2019.

A FOOM vendeu cerca de 20 unidades no Japão em 2021, o primeiro ano que ele foi disponibilizado no país.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nevasca de novo por causa da nova frente fria

Publicado em 10 de janeiro de 2022, em Tempo

É esperada uma nevasca em Hokuriku, mas essa frente fria se desenvolverá cobrindo praticamente todo o país, por isso, poderá nevar em ampla área.

Imagem ilustrativa de white-out (Wikipedia)

Uma nova frente fria, pesada, deverá mudar completamente as condições climáticas de todo o arquipélago, baixando a temperatura, com previsão de nevasca, especialmente na região Hokuriku.

Publicidade

Na segunda-feira (10) está sobre Hokkaido, mas a partir da madrugada de quarta-feira (12), deverá se desenvolver para o nordeste até Hokuriku, e depois, se estenderá para praticamente todo o arquipélago. 

Entre 12 e 15 a previsão indica elevação das ondas por causa da tempestade e nevasca nas 4 províncias de Hokuriku. Como há riscos de queda de energia elétrica e congelamento da água encanada, a recomendação é de se prevenir com artigos de emergência e alimentos, antes da chegada dessa onda pesada de inverno.

Nas estradas será preciso tomar cuidado com o white-out, condição climática, com camada como se fosse uma nuvem branca, a qual reduz sensivelmente a visibilidade se fundindo com a neve. 

Pode ser que as províncias banhadas pelo Oceano Pacífico também tenham queda de neve nesse período.

Fontes: Tenki e WeatherNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!