Na quarta-feira (16) o governo da província de Saitama informou sobre o óbito de um paciente com covid, vacinado, sem comorbidade, estudante, no dia 9 deste mês. Foi o primeiro caso de morte de um adolescente na província e o quinto do país.
Antes de ser internado no hospital onde faleceu, soube-se que foi recusado em pelo menos 10 instituições, devido à plena capacidade ou falta de pessoal. Os paramédicos levaram 2 horas para encontrar um que o aceitasse, embora em condição preocupante.
Segundo informações, em 2 deste mês teve febre e no dia seguinte fez o teste de antígeno em uma clínica, cujo resultado foi positivo para o coronavírus. Não foi internado porque não tinha nenhuma outra doença, mas apresentou quadro febril alto, consecutivamente, até 6, na faixa dos 40ºC.
Como nesse dia, além da febre de 42ºC tinha tremores e o nível de consciência estava em queda, uma pessoa de sua família chamou a ambulância.
Dois dias depois, na tarde de 9 deste mês, ele morreu no hospital e a causa foi coagulação intravascular disseminada (CID). Segundo o Manual MSD, “a coagulação intravascular disseminada começa com uma coagulação excessiva. É geralmente estimulada por uma substância que penetra no sangue como parte de uma doença, como uma infecção ou determinados cânceres”.
Fontes: ANN e Saitama Shimbun