A economia do Japão se recuperou nos 3 meses finais de 2021, visto que menos casos de coronavírus ajudaram a elevar o consumo, embora custos crescentes de matéria-prima e aumento das infecções pela variante ômicron obscureçam o panorama.
Alguns analistas esperam que a economia contraia novamente no atual trimestre porque casos de covid-19 e interrupções nas redes de fornecimento afetam a produção em fábricas, aumentando os desafios para políticos sustentarem uma frágil economia.
A terceira maior economia do mundo expandiu anualizados 5,4% no período de outubro a dezembro após contrair revisados 2,7% no trimestre anterior, mostraram dados do governo nesta terça-feira (15), diminuindo de uma previsão média de mercado de 5,8%.
O aumento foi conduzido amplamente por um aumento de 2,7% no consumo privado, que conta por mais da metade do produto interno bruto (PIB) do Japão. A expansão se comparou a previsões de mercado para um ganho de 2,2%.
Analistas acreditam que a economia do país diminuirá no atual trimestre, visto que escassez de chips, interrupções no fornecimento de peças e lento crescimento chinês pesem na produção, acrescentando-se à esperada fraqueza no consumo.
Fonte: Nippon