Uma criança da província, internada na UTI, recebeu um medicamento erroneamente, o que piorou o quadro e meses depois faleceu.
Imagem ilustrativa de injeção (Pixabay)
O Hospital Infantil da Província de Shizuoka, situado em Aoi-ku, cidade de Shizuoka, informou publicamente, na quarta-feira (16), que um bebê de 3 meses recebeu por engano um medicamento contra o câncer, durante o tratamento.
Publicidade
O bebê estava internado na UTI para tratamento de leucemia desde dezembro de 2020 e a administração errônea do medicamento foi em janeiro de 2021. Imediatamente depois, o médico notou o erro, mas o sistema nervoso foi afetado e o bebê não conseguia respirar. A leucemia progrediu depois disso e morreu em novembro de 2021.
Hospital Infantil da Província de Shizuoka (Sankei)
Segundo o que foi divulgado, um médico injetou acidentalmente o medicamento anticâncer na cavidade medular da coluna, o qual deveria ter sido aplicado por via intravenosa. Esta droga anticancerígena tem fortes efeitos colaterais nos nervos e no cérebro, e sua administração na cavidade medular é proibida.
Na cavidade medular deveria ter sido aplicado um outro medicamento, mas a enfermeira que o acompanhava entregou outro por engano. Nenhum dos dois fez confirmação prévia.
Fontes: Mainichi, Sankei e Asahi