
Cidade de Fukui às 6h de terça-feira (Fukui Shimbun)
As províncias de Hokkaido a Hokuriku, banhadas pelo Mar do Japão, continuam amargando frio intenso e neve por causa da frente fria, na terça-feira (22).
Uma outra causa é a JPCZ (Japan Sea Polar Air Mass Convergence Zone), uma área de baixa pressão, em faixa sobre as províncias de Hokuriku, causa da neve pesada em poucas horas.

Faixa da JPCZ, causa da nevasca incomum (WeatherNews)
Em Kanazawa (Ishikawa) o acúmulo foi de 21cm em 3 horas, até as 7h de terça-feira, ao ponto do Observatório de Meteorologia gerar aviso de notável forte nevasca (顕著な大雪, lê-se kencho na ooyuki).
E essa notável forte nevasca deverá voltar na noite de terça-feira, além da previsão de raios e graupel – neve que cai em formato de bolinhas de gelo, diferente do granizo, durante uma tempestade.
Em Toyama, Ishikawa e Fukui já havia acúmulo de neve, mas com a queda de segunda-feira, a situação piora. Até o amanhecer, as cidades de Fukui e Echizen tiveram queda de 19 e 18cm, respectivamente.

Neve em Kanazawa, às 6h de terça-feira (WeatherNews)
Os voos que partiriam dos aeroportos de Komatsu e Noto, tanto da JAL quanto da ANA foram cancelados.
A NEXCO-Central Nippon Expressway está pedindo a colocação de pneus de inverno e ou correntes por causa da forte nevasca até 24. Na província de Fukui, as vias expressas Hokuriku e Maizuru Wakasa são alvos. Dependendo da situação de queda de neve, o tráfego poderá ser fechado.
Fontes: Fukui Shimbun, NHK e WeatherNews