O ciclone barotrópico é a causa do frio intenso e da queda mais pesada de neve deste inverno, de Hokkaido à parte de Kyushu, na quinta e sexta-feira (18). Por causa desse fenômeno os flocos brancos caíram mesmo nas planícies como Nagoia (Aichi), Utsunomiya (Tochigi) e Maebashi (Gunma), na sexta-feira.
No vilarejo de Shirakawa (Gifu) o acúmulo em 48 horas foi recorde do país, de 96cm, pela queda incessante. Em Shirakawa-go, Patrimônio Mundial, o acúmulo passou de 2 metros, até a tarde de quinta-feira (veja o vídeo abaixo).
De acordo com a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o acúmulo de neve em grande intensidade foi observado em várias províncias como Fukui, Gifu, Niigata, Okayama, Tottori, Hiroshima, Shimane, além das áreas de Tohoku e Hokkaido.
Na sexta-feira o ciclone barotrópico deverá enfraquecer e se deslocar para a região Tohoku. Mas com o acúmulo nas vias expressas e rodovias, e com a camada de gelo na superfície, a recomendação é dirigir com cuidado. O mesmo vale para os pedestres que vão para a escola, trabalho e compras.
Outra recomendação é de cuidado para não se acidentar no trabalho de retirada de neve do telhado e da calçada.
Assista ao vídeo produzido pelo Gifu Shimbun, na tarde de quinta-feira.
Fontes: Gifu Shimbun, Chunichi, NHK, Tokai TV, Nagoya TV, Yahoo! e WeatherNews