Neve mais pesada deste inverno continua na sexta-feira

Além do frio congelante, um fenômeno causou queda pesada de neve, como não acontecia há muito tempo.

Maior acúmulo dos últimos anos em Shirakawago (Gifu Shimbun)

O ciclone barotrópico é a causa do frio intenso e da queda mais pesada de neve deste inverno, de Hokkaido à parte de Kyushu, na quinta e sexta-feira (18). Por causa desse fenômeno os flocos brancos caíram mesmo nas planícies como Nagoia (Aichi), Utsunomiya (Tochigi) e Maebashi (Gunma), na sexta-feira. 

Publicidade

No vilarejo de Shirakawa (Gifu) o acúmulo em 48 horas foi recorde do país, de 96cm, pela queda incessante. Em Shirakawa-go, Patrimônio Mundial, o acúmulo passou de 2 metros, até a tarde de quinta-feira (veja o vídeo abaixo).

Ciclone barotrópico sobre a costa do Mar do Japão (Yahoo!)

De acordo com a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o acúmulo de neve em grande intensidade foi observado em várias províncias como Fukui, Gifu, Niigata, Okayama, Tottori, Hiroshima, Shimane, além das áreas de Tohoku e Hokkaido.

Na sexta-feira o ciclone barotrópico deverá enfraquecer e se deslocar para a região Tohoku. Mas com o acúmulo nas vias expressas e rodovias, e com a camada de gelo na superfície, a recomendação é dirigir com cuidado. O mesmo vale para os pedestres que vão para a escola, trabalho e compras. 

Outra recomendação é de cuidado para não se acidentar no trabalho de retirada de neve do telhado e da calçada. 

Assista ao vídeo produzido pelo Gifu Shimbun, na tarde de quinta-feira.

Fontes: Gifu Shimbun, Chunichi, NHK, Tokai TV, Nagoya TV, Yahoo! e WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão: previsão de mortes causadas pela onda de ômicron

Publicado em 18 de fevereiro de 2022, em Sociedade

A estimativa foi reportada em uma reunião do painel consultivo de coronavírus do ministério da saúde na quarta-feira (16).

A onda de ômicron terá causado as mortes de mais de 4,3 mil pessoas até meados de abril, dizem pesquisadores (ilustrativa/banco de imagens)

Pesquisadores no Japão projetaram que a onda de ômicron do coronavírus terá causado as mortes de mais de 4,3 mil pessoas até meados de abril, excedendo o total registrado durante a onda anterior no verão passado.

Publicidade

O professor da Universidade de Quioto, Hiroshi Nishiura, e seu grupo reportaram a estimativa em uma reunião do painel consultivo de coronavírus do ministério da saúde na quarta-feira (16).

O grupo usou dados sobre mortes em decorrência da covid-19 reportados de dezembro de 2021 ao início de fevereiro de 2022 para calcular a taxa de mortes projetada para diferentes grupos etários.

Ele prevê um total de 4.339 mortes no Japão pela covid-19 durante o período de 1º de dezembro a 20 de abril.

Pessoas na faixa dos 80 anos ou mais contariam por 71%, ou 3.097. Aquelas na faixa dos 60 anos ou mais formariam 97% do total.

O grupo explica que a projeção não inclui os efeitos atenuantes esperados do programa de vacinação de reforço nacional.

Nishiura diz que o verdadeiro número de mortes da atual onda poderia ser reduzido ao promover doses de reforço e tomar medidas eficazes anticovid-19 em asilos. Ele acrescenta que terceiras doses para idosos poderiam salvar suas vidas.

O grupo diz que a 5ª onda no verão passado, liderada pela variante delta, matou cerca de 3 mil pessoas no Japão.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!