Níveis de radiação na planta de energia nuclear de Chernobyl aumentaram após tropas russas terem tomado a área na quinta-feira (24), alertou a agência nuclear da Ucrânia no dia seguinte.
As forças russas tomaram controle da planta que não está mais em uso em uma batalha “feroz” na quinta-feira, com a condição das instalações de armazenamento nuclear “desconhecidas” naquele momento.
A captura da planta pelas tropas espalhou temores de um vazamento radioativo que poderia causar uma precipitação radioativa na Europa, vista pela última vez quando o reator explodiu em 1986.
Autoridades russas negaram que os níveis de radiação estavam mais altos.
A SNRIU (Inspeção Regulatória do Estado Nuclear) da Ucrânia atribuiu o aumento a uma “interferência do solo arável devido ao movimento de uma grande quantidade de equipamento militar pesado através da zona de exclusão e a liberação de poeira radioativa contaminada no ar”.
O desastre de 1986 ocorreu quando um reator nuclear na planta, que fica a cerca de 128Km de Kiev, explodiu, enviando nuvem radioativa por toda a Europa.
A calamidade ocorreu enquanto a Ucrânia fazia parte da União Soviética, com autoridades soviéticas inicialmente minimizando o desastre, retardando a resposta.
Fonte: Daily Mail