O valor de mercado de 1 grama de ouro no Japão chegou a mais de 7.040 ienes, na segunda-feira (21), superior aos 7.302 de 7 de agosto de 2020. Considerado um ativo que é um porto seguro, esse metal está mais valorizado e teve preço recorde.
Além da situação tensa na Ucrânia e do declínio nos preços das ações, os fundos estão fluindo para o ouro, cujo valor é visto como difícil de reduzir devido às preocupações com a inflação global.
O preço de varejo dos lingotes, incluindo impostos, atingiu um valor de venda de 7.790 ienes por grama na segunda-feira. O preço de compra foi de 7.686 ienes.
O ouro também está subindo também nos mercados internacionais. Os contratos de futuros de Nova Iorque, que são indicadores, permanecerão em torno de US$1.900 por onça troy (31,1034768 gramas), o maior preço em cerca de oito meses. As preocupações com a invasão da Ucrânia pela Rússia aumentaram, e a movimentação de fundos para ativos de risco relativamente baixos para evitar riscos operacionais está acelerando.
Segundo um analista de mercado entrevistado pela FNN, “se a situação na Ucrânia continuar tensa, o preço pode subir ainda mais“.
Fontes: FNN e Nikkei