A patinadora nascida nos EUA, Zhu Yi, foi alvo de críticas por fãs chineses na mídia social após cair em suas estreia nas Olimpíadas de Inverno para a equipe da China.
A californiana de 19 anos caiu durante seu ato no domingo (6), terminando em último no programa curto de apresentação feminina de 2022.
A hashtag “Zhu Yi caiu” se tornou trending rapidamente na plataforma Weibo, o Twitter da China, com 200 milhões de views em apenas algumas horas, antes de aparentemente ser censurada.
A seleção de Zhu para os jogos já havia sido um tópico controverso, após ela ter sido escolhida aos custos de uma atleta nascida na China.
Nascida em Los Angeles de uma família imigrante chinesa, ela teria chegado perto de representar os EUA, mas desistiu da cidadania americana para representar a China em 2018, e mudou seu nome, que era Beverly Zhu.
“Que vergonha, Zhu Yi”, escreveu um usuário na Weibo após a apresentação da patinadora no domingo.
Um outro comentário, com 11 mil aprovações, disse “isso é uma desgraça”.
Zhu não fala chinês fluente, algo que também atraiu críticas na Weibo.
“Por favor, deixe ela aprender chinês primeiro, antes dela falar em patriotismo”, disse um usuário.
O tratamento de Zhu pelos fãs chineses está em contraste total com Eileen Gun, uma outra atleta nascida nos EUA representando a China nos Jogos.
A esquiadora de estilo livre de 18 anos fala mandarim fluente e tem 1,9 milhão de seguidores na Weibo, e se tornou a face dessas Olimpíadas para a China.
Fonte: China Morning Post