Autoridades da saúde na Tailândia aprovaram novas diretrizes em 28 de janeiro esboçando os parâmetros para declarar a pandemia de coronavírus uma doença endêmica.
Números oficiais mostram que o país já atende a três critérios, mas o porta-voz do Ministério de Saúde Pública, Rungrueng Kitphati, disse que ainda levaria entre 6 meses a 1 ano antes do governo poder tomar a decisão para começar a tratar a covid-19 como um doença que está aqui para ficar, como a influenza ou sarampo.
As diretrizes elaboradas pelo Comitê Nacional de Doença Comunicável do ministério são formadas por três critérios: que haja menos de 10 mil novos casos por dia, que a taxa de fatalidade não seja maior do que 0,1% daqueles que são internados com uma infecção e que mais de 80% das pessoas sob risco tenham tomado pelo menos duas doses de vacina.
A Tailândia se junta a outros países em se preparar para considerar o vírus endêmico, embora a OMS tenha dito que atualmente é muito cedo para considerar qualquer mudança imediata.
Fonte: Business Mirror