A montadora japonesa Toyota Motor, com sede em Aichi, anunciou na quarta-feira (9) os seus resultados financeiros consolidados do terceiro trimestre, de abril a dezembro de 2021, com aumento, e recordes de faturamento e lucro em 4 anos.
Fechou com vendas no total de 23,267 trilhões de ienes, com aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior.
Mas o lucro líquido foi ainda maior, obtendo 2,316 trilhões de ienes, com aumento de 58%.
Segundo a Toyota, embora tenha havido um impacto como a alta dos preços das matérias-primas, a forte demanda por carros novos e o impacto do câmbio impulsionaram o desempenho dos negócios.
Por outro lado, devido às suspensões de produção por motivo de escassez de semicondutores, a previsão de vendas para o ano fiscal foi reduzida de 30 trilhões para 29,5 trilhões de ienes.
Mas, não reduziu o objetivo do lucro líquido, mantendo-o inalterado em 2,49 trilhões de ienes.
Plano otimista mas perigoso
A Toyota Motor está buscando uma recuperação significativa na produção global.
A montadora e as principais empresas de peças estão planejando produzir recordes no ano fiscal que termina em março de 2022, e se prepararão para isso aumentando os estoques e aceitando os aumentos de preços.
Há preocupações sobre se toda a rede de abastecimento, incluindo os pequenos e médios fabricantes, consegue acompanhar a recuperação da produção. É um plano otimista mas também perigoso, analisou o Nikkei.
Fontes: Nagoya TV e Nikkei