Embora o pico da queda de neve tenha passado no sábado (19), o acúmulo chegou a 3 vezes mais do que o considerado normal, dependendo do local.
Além disso, no domingo (20), há possibilidade de uma tempestade de inverno no norte do Japão, portanto, é necessário cautela.
Desde quarta-feira (16), uma onda fria extremamente forte fluiu sobre o arquipélago japonês, causando neve intensa, especialmente nas províncias banhadas pelo Mar do Japão.
Mesmo nas áreas urbanas, como a cidade de Toyama (província homônima), o acúmulo foi de 34cm, 310% a mais do que a média normal.
Segundo dados da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, até as 10h de sábado (19), na cidade de Ono (Fukui) foi de 265%, em Maibara (Shiga) chegou a 500%, e em Kurayoshi (Tottori) é de 400%. Também foram observados 200% em Hikone (Shiga), 433% em Sekigahara (Gifu), muito maior do que em Shirakawa, onde o acúmulo chegou a 1,96 metro ou 123% a mais do que a média normal.
Com toda essa quantidade de neve acumulada a recomendação é de muito cuidado, pois há riscos de avalanche e também de queda repentina de blocos do telhado.
Com a aproximação da tempestade de inverno, há previsão de neve a partir de domingo, não só no norte do país, como também em Nagano, região Hokuriku e Shimane.
Fontes: FNN e AMJ