Em matéria na revista Science, um grupo de pesquisadores da Universidade de Chiba anunciou que criaram células-tronco especiais a partir de óvulos fecundados de ratos.
Quando óvulos fecundados começam a se dividir, surgem três tipos de células que dão à vida ao ser: células que vão se transformar no corpo do indivíduo, células que virarão a placenta e a vesícula umbilical. Até o momento, os cientistas do mundo inteiro conseguiram reproduzir em laboratório todas, exceto a vesícula umbilical.
Segundo o professor Yasuhide Ohinata e pesquisadores da Riken, o grupo conseguiu criar novas células-tronco com capacidade de se tornarem vesículas umbilicais a partir de procedimentos especiais com óvulos de ratos. Essas células foram denominadas “PrES cells“.
Em testes com ratos, os cientistas injetaram a célula-tronco em óvulos fecundados que não conseguiram desenvolver a vesícula umbilical e confirmaram o nascimento e o desenvolvimento de ratos saudáveis.
“Conseguimos preencher a última peça que falta para construir vidas. Esperamos que esta descoberta auxilie a desvendar os processos para se criar vidas de tecidos individuais”, comenta Ohinata.
Fonte: NHK