A Apple planeja fabricar cerca de 20% menos iPhones SE no próximo trimestre do que o originalmente planejado, em um dos primeiros sinais de que a guerra na Ucrânia e inflação ameaçadora começaram a prejudicar a demanda na indústria eletrônica do consumidor, disseram ao site Asia Nikkei fontes com conhecimento do assunto.
A empresa da maçã lançou o iPhone SE como seu primeiro telefone barato com capacidade 5G há menos de 3 semanas, mas agora está dizendo a vários fornecedores que ela visa reduzir os pedidos de produção em cerca de 2 milhões para 3 milhões de unidades no trimestre, citando demanda mais fraca do que a esperada, disseram quatro pessoas ao Asia Nikkei.
A gigante tecnológica dos EUA também reduziu pedidos para seus AirPods em mais de 10 milhões de unidades para todo o ano de 2022, visto que a companhia previu demanda branda e quis reduzir o nível de estoques.
Essas medidas pela compradora mais poderosa de chips e componentes do mundo destacam a pressão crescente sobre a indústria tecnológica após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Vários governos, desde EUA e União Europeia ao Japão, Coreia do Sul e Taiwan, impuseram sanções econômicas contra a Rússia por ter invadido a Ucrânia, e a rede de fornecimento foi prejudicada pela crise nos mercados de petróleo, energia e matérias-primas.
Os riscos de inflação se acrescentam ainda mais ao custo de vida das pessoas e criam preocupações sobre a demanda por produtos eletrônicos do consumidor.
Fonte: Asia Nikkei