A covid-19 pode causar encolhimento do cérebro, reduzir matéria cinzenta nas regiões que controlam emoção e memória, e danificar áreas que controlam o olfato, descobriu um estudo da Universidade de Oxford.
Os cientistas disseram que os efeitos foram vistos em pessoas que não haviam sido hospitalizadas com covid-19, e se o impacto poderia ser parcialmente revertido ou se eles persistiriam a longo prazo precisavam de investigação adicional.
“Há forte evidência para anormalidades relacionadas ao cérebro na covid-19”, disseram os pesquisadores no estudo, que foi divulgado na segunda-feira (7).
Mesmo em casos leves, participantes na pesquisa apresentaram “uma função executiva em degradação” responsável por foco e organização, e em média tamanhos de cérebros encolheram entre 0.2% e 2%.
O estudo revisado por pares (peer reviewed), publicado no jornal Nature, investigou mudanças nos cérebros em 785 participantes com idades entre 51 e 81 anos cujos órgãos em questão foram escaneados duas vezes, incluindo 401 indivíduos que contraíram covid-19 entre suas duas verificações. O segundo escaneamento foi feito em uma média de 141 dias após o primeiro.
O estudo foi conduzido quando a variante alfa era dominante no Reino Unido e é improvável incluir alguém infectado pela delta.
Estudos descobriram que algumas pessoas as quais contraíram covid-19 sofreram de “nevoeiro no cérebro”, ou névoa mental, que incluiu impedimento para atenção, concentração, velocidade de processamento de informação e memória.
Fonte: US News