A Burger King está tentando suspender suas operações na Rússia, mas isso está provando ser muito difícil. Um parceiro de negócios que controla 800 lojas “se recusa” a fechá-las, disse a companhia.
A rede de fast food, de propriedade da Restaurants Brands International – RBI, tem um empreendimento conjunto com o empresário Alexander Kolobov na Rússia.
A RBI controla apenas 15% de seu negócio russo da Burger King e Kolobov é responsável pelas “operações do dia a dia e supervisão” de locais no país. Isso significa que a Burger King não pode simplesmente estalar os dedos e fechar uma loja.
A rede McDonald’s, em contraste, detém mais de 80% de suas lojas na Rússia. Isso tornou a saída do país significativamente mais fácil.
David Shear, presidente da RBI, “exigiu” que o empreendimento conjunto feche imediatamente as lojas da Burger King, mas Kolobov “se recusa a fazer isso”.
A Burger King entrou na Rússia há cerca de uma década, operando o empreendimento conjunto com Kolobov, a Investment Capital Ukraine e o VTB Capital, um banco russo que vem sendo atingido por sanções.
Shear explicou que um “processo legal complicado” está impedindo o encerramento da parceria e negócios.
Fonte: CNN