Linha do tempo desde a ocorrência do forte terremoto em Fukushima e Miyagi

Veja a linha do tempo desde a ocorrência do terremoto: apagão, corte de água, usinas nucleares, shinkansen e outras consequências.

Fendas na via expressa Tohoku (NHK)

O terremoto de magnitude 7,4 ocorrido na costa da província de Fukushima, às 23h36 de quarta-feira (16), durou vários segundos, com tremores laterais. O abalo foi em ampla área, mais forte nas províncias de Miyagi, Fukushima, Yamagata e Iwate, de intensidades 5 e 6 forte e fraca, mas também em outras das regiões Tohoku, Kanto, Nagano e Niigata.

Publicidade

7h de quinta-feira 

Com a luz do dia foi possível conferir as fendas abertas na via expressa Tohoku, na altura da cidade de Shiroishi (Miyagi).

As rochas das ruínas do Castelo de Sendai, em Aoba-ku, cidade de Sendai (Miyagi), desabaram, bloqueando a rodovia.  

Rochas das ruínas do Castelo de Sendai desmoronam (NHK)

O shinkansen que estava trafegando no momento do terremoto parou, com 78 passageiros a bordo. É possível conferir que alguns vagões estão inclinados e um descarrilou. Não há previsão de retorno da operação pois calcula-se que levará muito tempo para os reparos dos danos.

O grande apagão ocorrido em ampla área de Miyagi e Fukushima foi restabelecido por volta das 3h10, segundo a TEPCO. 

5h: alerta de tsunami cancelado

Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão não há mais risco de tsunami.

4h30: trens voltam a operar

A JR East informou que a operação dos trens ficou suspensa na área da região metropolitana, mas voltou a funcionar.

4h: usinas nucleares

A suspensão das bombas nas piscinas de combustível nuclear usadas pelas Usina Nuclear Fukushima Daiichi Unidade 5 e Fukushima Daini Unidades 1 e 3 serão todas restauradas, e não haverá impacto no resfriamento de energia nuclear.

Uma das quatro fontes de energia externas conectadas à Usina Nuclear de Fukushima Daini permanece inutilizável.

O resfriamento do combustível nuclear volta ao normal na Usina Nuclear de Onagawa da Tohoku Electric Power, nas cidades de Ishinomaki e de Onagawa (Miyagi), depois de ter sido temporariamente interrompido.

Nas usinas nucleares de Ibaraki e Aomori não ocorreram danos.

4h: cortes de fornecimento de água

De acordo com o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a partir das 4h, houve relatos de falta de água e vazamentos devido aos efeitos do terremoto nas províncias de Miyagi, Fukushima e Iwate. Medidas de emergência foram tomadas, especialmente para atender um hospital público em Kunimi (Fukushima).

2h: tsunami

Foi confirmada a ocorrência de tsunami em Ishinomaki, de mais de 20 centímetros.


O vídeo do post mostra a água da banheira se movendo na lateral.


2h: Primeiro-Ministro

Fumio Kishida, o primeiro-ministro, falou com a imprensa depois de instalar a sede de contramedidas no seu gabinete. Pediu à população local que continue atenta aos alertas e se afaste da costa.

1h30: AMJ explica

Masaki Nakamura, chefe da Divisão de Tecnologia e Investigação de Terremotos e Vulcões da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, realizou uma coletiva de imprensa. Pediu à população cautela, pois há possibilidade de mais um terremoto na escala de magnitude 6 no período de uma semana.

1h50: apagão em mais de 350 mil pontos

Na jurisdição da TEPCO o blackout em 6 províncias foi em 198 mil pontos.

Segundo a Tohoku Electric Power, 156 mil residências de 5 províncias da sua jurisdição ficaram sem energia elétrica.

1h: shinkansen para

De acordo com a JR East, foi confirmado que shinkansen da linha Tohoku, o Yamabiko 223, descarrilou entre as estações de Fukushima e a de Shiroishi Zao. Não há notícia de passageiros com mal-estar.

23h55: Primeiro-Ministro

“Vou compreender a situação e o governo trabalhará uníssono para responder ao salvamento de emergência das vítimas e fornecer informações precisas às pessoas”, disse aos repórteres antes da instalação da sede de contramedidas ao terremoto na residência oficial.

23h39: tsunami

Foi dado o alerta de tsunami nas costas das províncias de Fukushima e Miyagi.

23h36: terremoto

Ocorrência do forte terremoto na costa de Fukushima.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Presidente ucraniano quer fazer discurso online ao Parlamento do Japão

Publicado em 17 de março de 2022, em Notícias do Mundo

O mais recente discurso online feito pelo presidente ucraniano foi ao Parlamento do Canadá em 14 de março.

O mais recente discurso online feito pelo presidente ucraniano foi ao Parlamento do Canadá em 14 de março. Em destaque à direita, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau (Facebook/ Volodymyr Zelensky)

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky abordou o Japão sobre a realização de um discurso online aos membros do Parlamento do país, disseram na quarta-feira (16) fontes com conhecimento do assunto.

Publicidade

As fontes disseram que a embaixada ucraniana no Japão havia comunicado ao ministério de Relações Exteriores que faria os arranjos se o Japão aceitar o pedido.

Reportagens da mídia local disseram que o governo e o dominante Partido Liberal Democrático estão considerando se é possível para ele fazer um discurso online no Parlamento. Entretanto, um obstáculo para fazer tal discurso é que o prédio da Dieta não tem tecnologia necessária – incluindo um telão.

Zelensky fez discursos remotamente ao Parlamento britânico em 8 de março e ao canadense na terça-feira (14), pedindo às duas nações que aumentassem a pressão de sanções sobre o regime do presidente russo Vladimir Putin em meio à invasão em curso da Ucrânia.

O Japão criticou fortemente a agressão da Rússia, dizendo que ela prejudicou a soberania da Ucrânia e integridade territorial em violação à lei internacional, e se juntou a aliados ocidentais e parceiros em aplicar árduas sanções sobre Moscou.

Tóquio também forneceu coletes à prova de balas e outros itens de defesa para a Ucrânia, em uma rara entrega de equipamento pelas Forças de Autodefesa a um país sob ataque armado.

Além da entrega de materiais de defesa, o Japão também começou a acolher pessoas que fugiram da Ucrânia.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!