Maior desvalorização do iene em 6 anos

O iene desvalorizou em relação ao dólar, chegando a 120, mais do que na semana anterior.

Painel do mercado mostra 1 dólar a 120 ienes (JNN)

O iene caiu em relação ao dólar americano no mercado de câmbio na terça-feira (22), atingindo temporariamente o nível de 120,03 a 120,08 ienes por dólar. A moeda japonesa desvalorizou a esse nível pela primeira vez em 6 anos e 1 mês. Ou seja, desde fevereiro de 2016.

Publicidade

As taxas de juros de longo prazo dos EUA subiram e os preços dos títulos caíram, conforme o presidente Jay Powell, do FRB-Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, sugeriu em um discurso, na segunda-feira, que ele poderia aumentar as taxas significativamente dependendo da situação em resposta à inflação. 

A venda de ienes e a compra de dólares progrediram, refletindo o aumento do diferencial das taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos.

No mercado dos EUA, na segunda-feira, o rendimento dos títulos do governo de 10 anos, que é um indicador das taxas de juros de longo prazo, subiu temporariamente para o nível de 2,3%, o mais alto em 2 anos e 10 meses desde maio de 2019. 

A intenção de Powell de não descartar um aumento de 0,5% na taxa acelerou a venda de títulos. Enquanto o FRB suspendeu sua política de taxa de juros zero, o Banco do Japão continuou a flexibilização monetária em larga escala, e as diferenças nas atitudes da política monetária também estão incentivando a venda de ienes e a compra de dólares.

Fontes: JNN e Nikkei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Rússia abandona negociações de paz com o Japão

Publicado em 22 de março de 2022, em Notícias do Mundo

A Rússia diz que está suspendendo negociações de tratado de paz com o Japão em resposta às sanções impostas por Tóquio.

Bandeiras da Rússia e Japão (banco de imagens)

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia diz que está suspendendo negociações de tratado de paz com o Japão em resposta às sanções impostas por Tóquio em reação à invasão da Ucrânia.

Publicidade

Em uma declaração emitida na segunda-feira (21), o ministério diz que Moscou não tem a intenção de continuar com negociações de tratado de paz porque é impossível discutir um documento fundamental sobre relações bilaterais com um estado que mantém uma posição explicitamente hostil.

O ministério também disse que a Rússia vai se retirar de um diálogo com o Japão sobre atividades econômicas conjuntas sobre quatro ilhas.

A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica e as chama de Território do Norte. O governo japonês mantém que as ilhas são uma parte inerente do território do país, dizendo que elas foram ilegalmente ocupadas após a 2ª Guerra Mundial.

O ministério de relações exteriores russo diz que Moscou também suspenderá trocas de isenção de visto entre cidadãos japoneses e moradores das ilhas, assim como visitas por antigos residentes japoneses a sepulturas no local.

Toda a responsabilidade, diz o ministério, por prejudicar a cooperação bilateral e interesses do Japão se apoia em Tóquio, que ele afirma ter escolhido tomar uma posição anti-Rússia.

O Japão impôs sanções contra a Rússia em uma medida junto a outros membros do G7.

O país revogou o status da Rússia de nação mais favorecida e congelou bens do presidente Vladimir Putin e de outros oficiais do governo russo, entre outras sanções.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!