Teatro bombardeado abrigava moradores inocentes da cidade (Câm. Munic. Mariupol)
“Hoje, as tropas russcistas destruíram propositalmente e cinicamente o Teatro Drama, no coração de Mariupol. O avião jogou uma bomba no prédio onde centenas de moradores pacíficos de Mariupol estavam escondidos. Ainda é impossível avaliar a escala desse horror e desumana ação, porque as áreas residenciais da cidade continuam sendo bombardeadas”, diz o comunicado emitido pela Câmara Municipal de Mariupol, datado de quarta-feira (16), no final da tarde.
Publicidade
De acordo com o comunicado, com o bombardeio, a parte central do teatro e a entrada do abrigo antibombas do prédio foram destruídas. As informações sobre as vítimas ainda estão sendo esclarecidas.
“É impossível encontrar palavras que possam descrever o nível de crueldade e cinismo com que os ocupantes russos estão destruindo a população civil da cidade portuária da Ucrânia. Mulheres, crianças e idosos continuam sendo alvos do inimigo. Eles estão completamente desarmados. É óbvio que o único objetivo do exército russo é o genocídio do povo ucraniano“, lamentou a Câmara Municipal.
O órgão legislativo sublinhou que não importa quanto tempo passe, “os ucranianos nunca perdoarão uma única vítima, uma única gota de sangue que foi derramada por causa desta guerra louca”.
Veja como era o Teatro Drama antes e como ficou depois com o bombardeio, segundo o post de Dmytro Kuleba, Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia.
Relatórios anteriores apontam que só em 13 deste mês, 2.187 moradores de Mariupol foram mortos por ataques russos.
Essa é uma das cidades mais atacadas pelo exército da Rússia, inclusive quando se tenta evacuar os moradores através dos corredores humanitários.
Assista a um vídeo sobre como era uma das maiores cidades da Ucrânia, Kharkiv, e como está agora, bem como Mariupol, e o povo sofrendo. São retratos do ataque da Rússia, desde 24 de fevereiro.
https://youtu.be/iCriOM-x8wg
Fonte: Ukrinform e Gov. Ucrânia