O MOD-Ministério da Defesa anunciou no dia 16 que uma aeronave não tripulada chinesa entrou na zona de identificação de defesa aérea do Japão sobre o Mar da China Oriental ao norte das Ilhas Senkaku, sob a administração da cidade de Ishigaki (Okinawa).
Embora não tenha sido considerada violação do espaço aéreo, foi confirmado que se trata do veículo aéreo não tripulado de espionagem, do modelo BZK007, produzido na China.
Essa aeronave foi descoberta quando a Força Aérea de Autodefesa do Japão quando os caças fizeram um scramble ou voo de alerta da defesa aérea. Assim, o drone voltou para a China.
As ilhas Senkaku são compostas por 5 vulcânicas, desabitadas, de propriedade privada, controladas pelo Japão, mais precisamente por Okinawa, mas são disputadas pela China e Taiwan.
Navios russos de novo em águas do Japão
O MOD informou também que um total de quatro navios da Marinha da Rússia navegaram para o oeste até o sul de Hokkaido, passando pelo Estreito de Tsugaru e escaparam para o Mar do Japão. Isso foi por volta das 7h de quarta-feira.
Esses navios de guerra transportavam veículos militares e tropas. É possível que estivessem indo para a Ucrânia.
Além disso, a Força de Autodefesa Marítima confirmou um total de dois navios de desembarque de tanques classe Alligator IV da Marinha Russa e outro, um Ropture I, navegando para o oeste na área marítima japonesa, cerca de 70km a leste-nordeste do Cabo Shiriya (Hokkaido), por volta das 8h do dia anterior.
Navio chinês na ZEE
Por volta das 9h25 de terça-feira, um navio chinês de pesquisa marinha, o 潤江 1, estendeu algo como um cabo no mar na ZEE-Zona Econômica Exclusiva, cerca de 410 km a oeste de Amami Oshima (Kagoshima).
Um barco de patrulha na 10ª Sede Regional da Guarda Costeira de Kagoshima pediu o cancelamento da investigação, dizendo que era uma atividade de investigação sem consentimento prévio. Com isso, o navio de investigação mudou de rota em sentido a China.
Fontes: Yomiuri, ANN, Asahi e Sankei