Temores de um “desastre ecológico de larga escala” crescem com o ataque de míssil da Rússia contra um instituto de física na Ucrânia no domingo (6) contendo material nuclear e um reator.
O serviço nacional de segurança da Ucrânia disse que as forças de Vladimir Putin dispararam contra o Instituto de Kharkiv de Física e Tecnologia usando lançadores Grad.
Os mísseis não têm alvo preciso, aumentando preocupações de que poderiam danificar o reator e liberar material radioativo por toda a Europa.
Isso ocorre dois dias após as forças russas terem bombardeado a maior planta de energia nuclear da Europa, a Zaporizhzhia, levando a temores de uma repetição do desastre de Chernobyl de 1986.
Ao compartilhar sobre o ataque de domingo (6), o vice-ministro de relações exteriores, Emine Dzheppar, tuitou: “Os agressores russos dispararam mísseis contra o território do instituto, onde a instalação nuclear Neutron source está localizada, com 37 células de combustível nuclear carregadas em seu núcleo.
“A destruição de uma instalação nuclear e de armazenamento para materiais nucleares pode levar a uma catástrofe ambiental de ampla escala”.
The Security Service of Ukraine, SBU:
Invaders fired on the The National Science Center Kharkiv Institute of Physics and Technology (KIPT) with multiple-launch rocket systems Grad.
There is a nuclear installation in the active zone of which 37 nuclear fuel elements are installed pic.twitter.com/mQfjLbAdP4— UkraineEnglishUpdates (@EnglishUkraine) March 6, 2022
Fonte: Metro UK