Taxa de câmbio do iene cai até 123 após o anúncio da operação limite do Banco do Japão

É a segunda vez este ano que o BOJ implementa essa operação limite.

Imagem ilustrativa (NHK)

Na segunda-feira (28), no mercado de câmbio de Tóquio, a taxa cambial de 1 dólar americano chegou a 123 ienes, por causa do anúncio da implementação da operação limite, chamada de sashine operation, pelo BOJ-Banco do Japão.

Publicidade

Essa operação é introduzida como um novo meio de política monetária na reunião de decisão em setembro de 2016. O BOJ controla o rápido aumento das taxas de juros de curto e longo prazos na operação dos títulos do governo de 10 anos, das instituições financeiras, a um rendimento predeterminado na faixa de 0 a 0,25%. 

O mercado de câmbio de Tóquio abriu com cotação em torno de 122,20 ienes por dólar antes deste anúncio. Mas logo depois, a taxa de câmbio caiu temporariamente para o nível de 123 ienes. Fazia cerca de 6 anos e 3 meses que isso não acontecia.

“Enquanto os EUA estão esclarecendo sua postura de aumento das taxas de juros, o BOJ anunciou essa operação limite para conter o aumento das taxas de juros de longo prazo. O movimento para vender os ienes e  comprar os dólares aumentou”, explicou uma fonte da NHK.

Fontes: NHK e Nomura

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dez mil crianças estrangeiras no Japão não estão na escola

Publicado em 28 de março de 2022, em Sociedade

Embora tenha havido uma queda de crianças estrangeiras não estudando, o direito delas está sendo violado.

Imagem ilustrativa de sala de aula (NHK)

Segundo uma pesquisa do MEXT-Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, divulgada na sexta-feira (26), há risco de que haja 10.046 crianças estrangeiras não frequentando a escola, seja primária ou ginasial, desde maio do ano passado. 

Publicidade

Na maioria dos casos, o conselho de educação local não conseguiu confirmar a situação da família ou não foi localizada. Embora o número tenha caído pela metade em relação a 2019, o problema da educação das crianças estrangeiras continua.

A educação das crianças de 6 a 15 anos é um dever do Estado e dos pais e um direito delas, segundo a Constituição e a Lei Fundamental da Educação. Mas, às crianças estrangeiras não se aplica a lei. 

No entanto, com base na Carta Internacional de Direitos Humanos, o MEXT vem pedindo a cada conselho de educação que garanta oportunidades de escolarização para os pequenos estrangeiros.

Reforço do aprendizado do idioma japonês e classe especial

De acordo com os números preliminares divulgados, entre as crianças de origem estrangeira ou cujos pais são estrangeiros e que precisam receber reforço do idioma japonês, em classes especiais de apoio das escolas públicas do primário e ginásio de todo o país é cerca de 5,1% do total. Ou seja, 1 em cada 20 alunos.

Por outro lado, 1 a cada 30 crianças estrangeiras que não necessita de reforço do idioma japonês, está em classe de necessidades especiais, seja por ter sido observado atraso no desenvolvimento ou comportamento problemático, devido a algum tipo de obstáculo. 

Fontes: NHK e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!