Uma doença transmitida por mosquito que pode causar inflamação cerebral emergiu na Austrália e infectou pelo menos um indivíduo, levando autoridades a emitirem alertas de saúde a pessoas que lidam com porcos e cavalos.
O caso confirmado de encefalite japonesa no estado de Queensland, junto com 3 casos humanos suspeitos em Vitória, seguem a detecção do vírus no início da semana em várias fazendas de criação de porcos.
Na sexta-feira (4), o departamento de saúde da nação declarou a situação um Incidente de Doença Comunicável de Significância Nacional.
Enquanto doença grave em decorrência da encefalite seja rara e a maioria das pessoas não exibe sintomas quando infectadas, uma pequena fração pode desenvolver enfermidade grave.
Há até 68 mil casos clínicos de encefalite japonesa detectados globalmente a cada ano, causando cerca de 20,4 mil mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS.
A maioria dos casos globalmente está concentrada nas regiões do Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental, e alguns surtos resultaram em abatimentos disseminados de porcos.
O chefe veterinário australiano, Mark Schipp, disse em uma declaração no início desta semana que essa é a primeira vez que o vírus foi detectado no sul da Austrália.
O trabalho está em curso para planejar vacinações específicas em áreas afetadas, com dois tipos de imunizantes para proteção contra o vírus em oferta na Austrália, disse o Departamento de Agricultura, Água e Meio Ambiente.
Não há risco de transmissão com o consumo de carne suína, e a doença não se espalha de humano para humano.
Fonte: SCMP