No pacote das medidas econômicas de emergência, o governo do Japão quer incluir a flexibilização do Fundo de Apoio à Independência para as Pessoas Necessitadas (生活困窮者自立支援金, lê-se seikatsu konkyusha dokuritsu shienkin), o qual fornece até 600 mil ienes para as pessoas que enfrentam dificuldade financeira pelo impacto da epidemia do novo coronavírus.
O prazo de inscrição será prorrogado até o final de junho. O subsídio é destinado às pessoas que não podem mais usar o sistema nacional de empréstimos pessoais e há 2 requisitos: comprovar que está procurando uma colocação através da Hello Work e que está com queda ou restrição de renda.
Para saber mais sobre este subsídio toque aqui para abrir a página web do governo, em japonês.
Outro subsídio e o benefício do aluguel
Mais um subsídio, o de empréstimo emergencial de fundo temporário (緊急小口資金, lê-se kinkyu koguchi shikin), o qual empresta até 200 mil ienes, com carência de 1 ano e prazo de pagamento em 2 anos, também teve o prazo de pedido prorrogado até o final de junho. Para saber detalhes desse programa, em português, toque aqui.
Para as pessoas que estão enfrentando dificuldade em pagar o aluguel do imóvel onde residem, tem o Benefício para Assegurar a Habitação (住居確保給付金, lês-se jukyo kakuho kyufukin). O governo ajuda a pagar o aluguel por 3 meses, podendo ser estendido em até 9 meses.
O período para inscrição também deverá ser estendido até o final de junho. Para saber mais sobre ele, acesse a página web do governo, em japonês, tocando aqui.
Fontes: Yomiuri e Gov.