O governo do Japão formalizou sanções adicionais contra a Rússia que incluem o congelamento de bens das duas filhas adultas do presidente Vladimir Putin.
A ação ocorre em resposta às mortes em massa de civis nos subúrbios de Kiev e em outros lugares em meio à atual invasão da Rússia na Ucrânia.
O Gabinete aprovou as sanções nesta terça-feira (12), dizendo que os atos cometidos pelas forças russas são equivalentes a crimes de guerra e são absolutamente intoleráveis.
Cerca de 400 pessoas serão adicionadas a uma lista daquelas sujeitas ao congelamento de bens. Elas incluem as filhas de Putin, políticos e pessoas com ligações às forças armadas.
A Sberbank, a maior instituição financeira russa, e a Alfa Bank, a quarta maior, também terão seus ativos congelados junto com 26 organizações relacionadas às forças armadas, incluindo empresas estatais.
Novos investimentos na Rússia serão banidos, e importações de maquinários, certos tipos de madeira, vodka e outros itens serão proibidas.
O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse aos repórteres que o governo acredita que ele precisa impor sanções duras contra Moscou em cooperação com a comunidade internacional para realizar um cessar-fogo o mais rápido possível e forçar a Rússia a encerrar sua invasão na Ucrânia.
Fonte: NHK