O Ministério da Saúde do Japão está planejando oferecer uma quarta dose de vacina contra coronavírus 5 meses após a terceira injeção.
Fontes do ministério disseram à rede NHK que quartas doses serão inicialmente oferecidas a pessoas sob risco de desenvolver sintomas graves, incluindo idosos e aqueles com condições subjacentes.
Originalmente, o ministério havia dito que o intervalo entre a terceira e quarta doses seria de 6 meses, mas começou a considerar encurtar o espaço de tempo após dados de estudos de Israel, onde quartas doses já estão sendo administradas. Os dados mostraram que a eficácia de uma terceira dose poderia reduzir drasticamente após 6 meses.
As fontes disseram que alguns países estão oferecendo as quartas doses após um intervalo de 4 meses, mas o ministério acredita que um espaço de tempo de 5 meses é necessário para garantir a segurança.
O ministério discutirá seu plano em uma reunião com um painel especialista na próxima semana.
No mês passado, o painel disse que continuará a discutir se quartas doses são necessárias e quem deveria recebê-las, assim como o intervalo entre a terceira e quarta aplicações.
Fonte: NHK