A Rússia disse aos países estrangeiros “hostis” que eles devem começar a pagar pelo gás em rublos ou ela cortará os fornecimentos.
A lista de nações “não amigáveis” incluem EUA, nações europeias e Japão.
Vladimir Putin assinou um decreto determinando que compradores “devem abrir contas em rublos em bancos russos” a partir desta sexta-feira (1º).
“Ninguém nos vende nada de graça, e não vamos fazer caridade também – é isso, contratos existentes serão suspensos”, disse o presidente russo.
A exigência de Putin está sendo vista como uma tentativa de valorizar o rublo, que vem sendo atingido por sanções do Ocidente.
Seu decreto significa que compradores estrangeiros de gás russo teriam que abrir uma conta no Gazprombank da Rússia e transferir euros ou dólares americanos para ele.
O Gazprombank converteria então essas moedas em rublos que seriam usados para fazer os pagamentos pelo gás.
Embora a ordem entre em vigor para gás exportado a partir de sexta-feira, os pagamentos pelo combustível fóssil não serão feitos por compradores europeus até meados de maio, disse ao BBC Jack Sharples, pós-doutorando no Instituto de Oxford para Estudos de Energia.
Isso sugere que pode não haver uma ameaça imediata aos fornecimentos.
A UE recebe cerca de 40% de gás e 30% de petróleo da Rússia e não tem substitutos fáceis se os fornecimentos forem suspensos.
Enquanto isso, a Rússia, atualmente, recebe 400 milhões de euros por dia de vendas de gás para o bloco e não tem maneira de redirecionar seu fornecimento para outros mercados.
Fonte: BBC