Segundo a agência de notícias TASS, a Rússia realizou com sucesso o primeiro lançamento do míssil balístico intercontinental (ICBM), o Sarmat, do cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, informou o Ministério da Defesa da Rússia na quarta-feira (20).
O teste foi realizado às 15h12, e “as características designadas foram confirmadas em todas as etapas de seu voo. As ogivas de teste chegaram à área designada no campo de provas de Kura, na Península de Kamchatka”, acrescentou o ministério.
O Sarmat deve substituir o Voyevoda ICBM, pois usa as ogivas MIRVed, ou seja, vários veículos com alvo independente múltiplo, segundo o anúncio.
Pode chegar nos Estados Unidos
“O novo míssil é capaz de atingir alvos a longas distâncias, usando diferentes trajetórias de voo. O Sarmat apresenta características únicas que lhe permitem romper com segurança quaisquer defesas antimísseis e antibalísticas existentes e futuras”, destacou o Ministério da Defesa russo.
“Certamente protegerá a Rússia de ameaças externas e aqueles que estão obcecados com retórica agressiva e estão tentando ameaçar nosso país repensarão”, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O presidente russo disse que esse ICBM Sarmat é um sem precedentes no mundo. “Esta arma única aumentará as capacidades de combate do exército russo”, declarou.
O Sarmat pode chegar nos Estados Unidos, via Antártica, e tem capacidade para transportar 10 ogivas nucleares. Esse teste de lançamento parece ter como objetivo intimidar o Pentágono.
Assista ao vídeo do lançamento.
Fontes: TASS e JNN