A companhia de energia russa Gazprom disse à Polônia e Bulgária que suspenderá o envio de gás aos dois países a partir desta quarta-feira (27).
A companhia polonesa estatal de gás PGNiG disse que recebeu a informação de que todos os fornecimentos de gás seriam suspensos a partir das 8h CET (horário padrão da Europa Central).
O Ministério de Energia búlgaro também disse que havia sido informado que fornecimentos seriam suspensos a partir de quarta-feira.
Isso ocorre após a Rússia ter dito que países “hostis” devem começar a pagar em rublos ou ela cortaria os fornecimentos.
Ambos os países se recusaram a pagar desta maneira.
A PGNiG depende da Gazprom para a maioria de suas importações de gás e comprou 53% do combustível fóssil da companhia russa no primeiro trimestre deste ano.
Ela descreveu a suspensão como uma quebra de contrato, acrescentando que a companhia tomaria medidas para restabelecer o fluxo de gás.
A Bulgária, que depende da Gazprom para mais de 90% de seu fornecimento de gás, disse que havia tomado medidas para encontrar fontes alternativas, mas que nenhuma restrição sobre o consumo de gás era atualmente exigida.
A Polônia já estava planejando suspender a importação de gás russo até o fim deste ano, quando seu contrato de fornecimento de longo prazo com a Gazprom expira.
A PGNiG disse que seu armazenamento subterrâneo de gás estava quase 80% cheio e com o verão se aproximando a demanda era menor.
A Polônia tem fontes alternativas de fornecimento, incluindo um terminal de gás natural liquefeito em Swinoujscie.
Fonte: BBC