A Rússia está movendo equipamento militar incluindo sistemas de mísseis em direção a sua fronteira com a Finlândia, parece mostrar um vídeo não confirmado.
Imagens não verificadas parecem mostrar mísseis de defesa sendo conduzidos ao longo de uma estrada que leva à capital finlandesa de Helsinque.
A aparente escalada ocorre após Moscou ter alertado ser contra a Finlândia aderir à Otan, com o país tradicionalmente neutro dizendo que estava considerando aderir ao bloco.
Visto que a decisão de Vladimir Putin de invadir a Ucrânia foi amplamente ligada às ambições do país vizinho de se juntar à Otan, a ação da Rússia de se aproximar de sua fronteira com a Finlândia poderia ser um movimento considerável.
A Finlândia está se preparando para uma decisão potencialmente histórica “antes dos meados do verão” sobre se vai aderir à Otan como uma dissuasão contra a agressão russa.
A nação nórdica de 5,5 milhões de pessoas tem sido tradicionalmente não alinhada militarmente, em parte para evitar provocar seu vizinho no leste, com o qual ela compartilha uma fronteira de 1,3 mil quilômetros.
Mas a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro viu o suporte público para se juntar à OTAN dobrar de 30 para 60 por cento, de acordo com uma série de pesquisas.
A Finlândia declarou independência em 1917 após 150 anos de regime russo. Hostilidades se encerraram em um tratado de paz que viu a Finlândia ceder várias áreas de fronteira para a União Soviética.
Líderes finlandeses concordaram em se manter neutros durante a Guerra Fria em troca de garantias de que Moscou não invadiria.
🇷🇺🇫🇮 According to western sources, there are unconfirmed reports that #Russian forces are beginning to move heavy military equipment, including K-300P Bastion coastal defense missile systems, towards the Gulf of #Finland and the #Finnish border.#Russia #war #Cinflict pic.twitter.com/DbTrjrgpHq
— Mambo (@____mambo____) April 12, 2022
Fonte: news.com.au