O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão deve aprovar uma vacina contra coronavírus desenvolvida pela gigante da biotecnologia dos EUA, a Novavax, após reunião de uma força-tarefa especial no fim de abril, de acordo com reportagem do jornal Mainichi.
Uma vez que receber aprovação, a vacina da Novavax será a quarta disponível contra covid-19 no Japão. O governo já assinou contrato com a empresa para receber fornecimentos de 150 milhões de doses.
O produto da Novavax é uma vacina de proteína recombinante que usa partes da proteína do coronavírus. O mecanismo da vacina é diferente daquelas já aprovadas no Japão – as vacinas de RNA mensageiro (mRNA) da Pfizer e a da Moderna e a vacina de vetor viral da AstraZeneca.
O imunizante da Novavax pode ser refrigerado a temperaturas de 2 a 8 graus Celsius, facilitando o transporte e gerenciamento.
Nos resultados provisórios de ensaios clínicos domésticos, uma reação imune ao coronavírus ocorreu após duas doses da vacina da Novavax ter sido administrada em um intervalo de 21 dias. A eficácia do imunizante foi de aproximadamente 90%.
A vacina da Novavax deverá ser usada como reforço no Japão.
Fonte: Mainichi