Há rumores de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin esteja doente. Em 9 deste mês, no Dia da Vitória contra a Alemanha, data importantíssima para o seu país, não fez as declarações esperadas, apenas justificou a invasão na Ucrânia.
Segundo a CNN, Putin não compareceu na liga de hóquei no gelo, evento criado por ele, e que aconteceu na quinta-feira (12). E o Kremlin não deu nenhuma justificativa para a não participação.
De acordo com vários meios de comunicação do Ocidente, há rumores de que Putin tem câncer e foi hospitalizado após o evento do Dia da Vitória. Segundo uma mídia local, até abril deste ano, o presidente russo teria estado 35 vezes com sua equipe de cirurgiões especializados em oncologia, no total de 166 dias.
O jornal popular britânico Daily Mail, versão eletrônica, informou que Putin sofre de um câncer na região abdominal e a CNN cita que é da tireoide, e além disso amarga a doença de Parkinson há um ano e meio, de acordo com uma fonte do Kremlin.
Parece que deveria ter sido submetido a uma cirurgia para remover o tumor cancerígeno no final de abril. Mas, teria sido adiada e isso teria consequências físicas e mentais.
Há preocupações sobre o enfraquecimento do exército ou até de um golpe de estado enquanto estiver fora. A mídia estrangeira cita o nome do coronel Nikolai Patrushev, 70 anos, ex-KGB como Putin, Secretário do 12.º Conselho de Segurança da Federação Russa.
“É uma pessoa astuta e insidiosa, mais do que o presidente Putin. Se ele tomar o poder, os problemas da Rússia só vão aumentar”, mencionou o New York Post.
Se tudo isso for fato, pode ser que esteja se aproximando o fim do mandato de Putin.
Fontes: Asagei e CNN