O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA reportou 109 casos de hepatite aguda de causa desconhecida em crianças, incluindo 5 mortes.
O anúncio corre após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter dito no início desta semana que desde 1º de maio ela havia recebido relatos de 228 casos prováveis de 20 países, principalmente em crianças com idade igual ou inferior a 10 anos.
O CDC disse na sexta-feira (6) que os 109 casos haviam sido identificados a nível nacional nos últimos 7 meses.
Mais de 90% deles foram hospitalizados, 14% receberam transplantes de fígado e 5 morreram.
Mais da metade das 109 crianças também foram infectadas com um tipo de adenovírus que causa dor de garganta e diarreia.
Um especialista do CDC disse que o adenovírus não é geralmente visto como um vírus que causa hepatite em crianças saudáveis.
O CDC planeja investigar quaisquer ligações entre a hepatite e o adenovírus que foi detectado em uma maioria dos casos. A organização também planeja investigar se a doença hepática está associada com o coronavírus.
Autoridades da saúde no Reino Unido reportaram na sexta-feira que 163 casos da hepatite misteriosa haviam sido identificados de janeiro a 3 de maio, e 11 deles receberam transplantes. Nenhuma morte havia sido registrada.
O adenovírus foi detectado em 91 de 126 pacientes que haviam sido submetidos a testes, disseram as autoridades.
No Japão, o número de casos prováveis em crianças com a hepatite misteriosa chegou a 7, disse o ministério na sexta-feira (6).
Fonte: NHK