O governo japonês está realizando os preparativos finais para retomar a aceitação de turistas estrangeiros em junho, relaxando ainda mais os controles de fronteira impostos devido à pandemia de coronavírus, disseram na quarta-feira (25) fontes com conhecimento do assunto.
Desde março, o Japão vem relaxando seus controles de fronteira da covid-19, planejando dobrar o limite de entradas do exterior para 20 mil por dia com início em 1º de junho.
O primeiro-ministro Fumio Kishida deve anunciar o plano nesta quinta-feira (26).
Enquanto muitos países avançados relaxaram as restrições da covid-19 após o pico da variante ômicron, o Japão tem sido o único membro entre as nações industrializadas do G7 que continua a recusar a entrada de turistas estrangeiros.
Na terça-feira (24), o Japão começou a aceitar tours de pequena escala para turistas vacinados dos EUA, Austrália, Tailândia e Singapura como teste para a retomada do turismo estrangeiro.
O número de turistas estrangeiros no Japão marcou um recorde de 31.88 milhões no ano pré-pandemia de 2019.
Contudo, em meio às restrições de viagem pelo coronavírus no país e no exterior, o número caiu para uma baixa recorde de 245.900 em 2021.
Atualização às 21h de 26 de maio de 2022
Japão reabrirá fronteiras para turistas estrangeiros a partir de 10 de junho
O Japão, mais uma vez, aceitará turistas estrangeiros a partir de 10 de junho, anunciou o primeiro-ministro Fumio Kishida.
Essa primeira fase limitada de reabertura receberá os primeiros viajantes estrangeiros desde o início da pandemia de coronavírus.
Fonte: Mainichi, NHK