O Japão, pela primeira vez, capturou a posição de topo no mundo em um setor de turismo competitivo, mostra um índice divulgado na terça-feira (24), graças à rica coleção de hotéis e infraestrutura do país voltada para visitantes internacionais.
O país ficou em primeiro no Travel & Tourism Development Index 2021 publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), à frente dos EUA, Espanha, França e Alemanha.
O Japão melhorou sua posição em termos de desenvolvimento de estradas, sistemas ferroviários e outras infraestruturas. O relatório do FEM citou que o Japão abriu espaço para melhorar em várias áreas como competitividade de preços e sustentabilidade ambiental.
Tóquio manteve suas fronteiras fechadas enquanto nações no Ocidente abriram para viajantes e articularam em tratar a covid-19 como uma doença endêmica.
O Japão começou a abrandar os controles recentemente. Autoridades lançaram formalmente um programa na terça-feira (24) que aceita turistas de outros países em caráter experimental.
O FEM divulga um índice de turismo a cada dois anos.
Nações ocidentais dominaram os 10 primeiros lugares de destinos turísticos. Além do Japão, dentre países da Ásia-Pacífico com alta classificação estão Austrália em 7º e Singapura em 5º. A China ficou em 12º.
Fonte: Asia Nikkei