O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou sanções adicionais contra a Rússia.
Ele disse que congelará os bens de mais 140 indivíduos, assim como mais ativos de bancos russos. Mais 70 entidades relacionadas às forças militares serão adicionadas à proibição de exportação. Computadores quânticos e outros produtos de alta gama não poderão ser exportados para a Rússia.
Kishida estava falando em Londres na quinta-feira (5), onde ele encerrou seu tour de uma semana pelo Sudeste Asiático e Europa.
“O G7 representou uma papel de liderança nos esforços da comunidade internacional para lidar com a situação na Ucrânia. Precisamos fortalecer ainda mais a unidade do G7 para proteger a paz e ordem global”, disse ele.
O primeiro-ministro japonês visitou a Indonésia, Vietnã e Tailândia antes de ir para a Europa. Ele disse que junto com líderes desses países eles reafirmaram que a soberania e integridade territorial devem ser respeitadas em qualquer parte do mundo.
Kishida também disse que discutiu com seus homólogos a crescente situação de desafio de segurança no leste asiático, incluindo os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
Fonte: NHK