Na quarta-feira (25), o Governo Metropolitano de Tóquio anunciou novas estimativas de danos para quatro terremotos que devem ocorrer diretamente sob a capital, um deles chamado de 都心南部直下地震, o que se lê Toshin Nambu Chokka Jishin.
Foi a primeira revisão depois de 10 anos, porque a capital mudou e os edifícios também. Embora o número de mortes em decorrência do desastre possa ser inferior à estimativa anterior, em cerca de 30 a 40%, continua sendo elevado.
Magnitude 7,3: se for no inverno e com vento de 8m/s
Nesse cenário, supondo tremor de intensidade 6 ou mais, causaria danos graves em 60% dos 23 distritos de Tóquio, com estimativa de 194.431 edifícios danificados e o número de mortes seria de 6.148. Estima-se que o número de pessoas evacuadas chegue a cerca de 2,99 milhões.
O cenário previsto é de 82.199 edifícios completamente destruídos em Koto-ku, Ota-ku, Edogawa-ku e outros distritos, devido a tremores, liquefação do solo e o colapso das encostas íngremes. Supondo que o terremoto ocorresse às 18h no inverno e a velocidade do vento seja de 8 metros, calculou-se que 112.232 edifícios seriam destruídos pelo fogo.
Da estimativa de mortes, 3.666 seriam pelos desabamentos dos prédio e o impacto direto dos objetos caindo ao ar livre, além das 2.482 vítimas fatais pelos incêndios. O número de feridos poderá ser de 93.435, dos quais 13.829 em estado grave.
Outros possíveis terremotos
O outro, chamado de 多摩東部直下地震 (Tama Tobu Chokka Jishin), poderá ser de magnitude 7,3.
O 立川断層帯地震 (Tachikawa Danso-tai Jishin), ocorreria na falha de Tachikawa, de magnitude estimada em 7,4.
Já o 大正関東地震 (Taisho Kanto Jishin), seria de magnitude na classe de 8, o que causaria danos ainda maiores.
No caso do terremoto direto sob o leste de Tama (多摩東部直下地震), se a intensidade sísmica for de 6, as cidades metropolitanas de Musashino e Mitaka, poderão ter 70.108 prédios totalmente destruídos. O número de mortes seria de 4.986 pessoas e os desabrigados evacuados seriam aproximadamente 2,76 milhões de pessoas.
Quando ocorreriam esses terremotos muito fortes
A probabilidade de ocorrência dos terremotos diretamente sob o sul de Tóquio e a leste de Tama, é de 70% em 30 anos, enquanto o da zona de falha de Tachikawa é de 0,5 a 2% e o de Taisho Kanto é de 0 a 6%.
Embora as probabilidades desses dois últimos seja muito pequena, caso ocorram os danos serão enormes.
A estimativa é de que no caso da falha de Tachikawa, 51.928 prédios serão danificados e matará 1.490 pessoas. No caso do terremoto de Taisho Kanto, danificará 54.962 prédios e matará 1.777 pessoas.
Esses cenários foram elaborados presumindo-se que boa parte da população desses locais fique sem bateria do smartphone. Por isso, a recomendação é que cada um tenha uma fonte de bateria para um caso de emergência como essas situações.
Tsunami
O tsunami ocorrerá mas poderá ser de no máximo 2,2 metros de altura.
Devido ao aumento da tecnologia de resistência aos terremotos e com edifícios com alto desempenho de resistência ao fogo, os danos esperados são menores do que há 10 anos. Ainda assim, são assustadores.
Fontes: Sankei, ANN e FNN