O projétil foi lançado por volta de meio-dia desta quarta-feira, 4 de maio (NHK)
A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado em direção ao mar ao largo de sua costa leste, disse o exército sul-coreano nesta quarta-feira (4), cerca de uma semana após Pyongyang ter prometido desenvolver suas forças nucleares “a uma velocidade mais rápida possível”.
Publicidade
O lançamento, que marca o 14º grande teste de armas do Norte neste ano, ocorre dias antes do recém-eleito presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yel, assumir o poder em 10 de maio.
Detalhes sobre o projétil, incluindo sua faixa de voo e altitude, não estavam imediatamente disponíveis. A Guarda Costeira do Japão disse que poderia ser um míssil balístico.
Na semana passada, o líder norte-coreano Kim jong-un prometeu acelerar o desenvolvimento do arsenal nuclear de seu país enquanto supervisiona uma grande parada militar, enquanto conversas sobre desnuclearização com os EUA continuam paralisadas.
Atualização às 16h de 4 de maio
Coreia do Norte dispara míssil balístico em direção ao Mar do Japão
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico nesta quarta-feira (4), disse o governo japonês.
Acredita-se que o míssil, disparado por volta das 12h02 da costa oeste da Coreia do Norte, viajou a uma altitude de 800Km e cobriu uma distância de cerca de 500Km antes de cair em águas fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE), disse o vice-ministro da Defesa Makoto Oniki aos repórteres.
O exército sul-coreano disse que o míssil, lançado da área de Sunan da capital Pyongyang, voou 470K a velocidade do Mach 11 após alcançar uma altitude de 780Km, de acordo com a agência de notícias Yonhap.
A Yonhap disse que está analisando o lançamento, incluindo a possibilidade de que era um míssil balístico de longo alcance ou intermediário.
Fonte: Asia Nikkei, News and Culture