O presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira (26) que ele estava feliz pelo fato de algumas empresas estrangeiras terem deixado a Rússia porque companhias internas poderiam ocupar seus lugares, e ele alertou o Ocidente que Moscou ainda encontraria maneiras de adquirir tecnologia avançada e produtos de luxo.
Além de mortes e horror da guerra, o conflito e a tentativa do Ocidente de isolar a Rússia como punição prejudicaram o crescimento da economia global e causou uma onda de inflação, visto que os preços de grãos, óleo de cozinha, fertilizantes e energia aumentam.
Desde o início da guerra, uma série de investidores estrangeiros, da BP à McDonald’s, saiu do país, assim como a economia russa enfrenta sua pior contração desde os anos após a turbulência do colapso soviético.
“Às vezes, quando você olha para aquelas que saíram, agradeça a Deus, talvez? Ocuparemos seus nichos: nossos negócios, nossa produção, já cresceram, e elas se assentarão de forma segura no terreno preparado pelos nossos parceiros”, disse Putin.
A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro matou milhares de pessoas, deslocou mais milhões e levantou temores do confronto mais grave entre a Rússia e os EUA desde a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962.
Fonte: Channel News Asia