Rússia desloca mísseis em direção à fronteira com a Finlândia

O Kremlin emitiu um alerta dizendo que planos da Finlândia e Suécia de se juntarem à Otan eram um ‘erro grave com consequências de longo alcance’.

Vídeo mostra deslocamento de mísseis em direção à fronteira com a Finlândia (Metro UK)

A Rússia começou a deslocar mísseis com capacidades nucleares em direção a sua fronteira com a Finlândia, horas após Moscou ter prometido não tolerar os planos de Helsinque de se juntar à Otan.

Publicidade

O Kremlin emitiu um alerta dizendo que planos da Finlândia e Suécia de se juntarem à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) eram um “erro grave com consequências de longo alcance”.

O vice-primeiro-ministro russo, Sergei Ryabkov, disse “Eles não deveriam se iludir achando que simplesmente vamos tolerar isso, e insistiu que “o nível geral de tensão militar aumentará”.

Na manhã de segunda-feira (16) um vídeo, o qual acredita-se ter sido filmado em uma estrada que leva a Vyborg, a cerca de 40Km da fronteira com a Finlândia, mostra a mobilização de mísseis móveis Iskander.

Acredita-se que 7 lançadores estejam em rota, de acordo com um comentário em um vídeo de uma dash cam transmitido pela mídia russa.

Pode-se ouvir uma pessoa dizendo, “Assim que o presidente da Finlândia disse que eles estavam se juntando à Otan, uma divisão toda de Iskanders estava sendo deslocada em direção a Vyborg.

“Parece que uma nova unidade militar está prestes a ser formada em Vyborg ou na região”.

As imagens surgem quando foi afirmado pela rede de TV estatal russa que Moscou poderia lançar armas nucleares em sua fronteira europeia se a Suécia e a Finlândia permitissem bases militares em seus territórios.

A Finlândia anunciou oficialmente no domingo (15) planos de se filiar à Otan, desafiando alertas da Rússia de que a medida seria encontrada com “medidas retaliatórias”.

Horas depois, o partido Social Democrata da Suécia abandonou sua oposição de 73 anos de se juntar à aliança, abrindo mão de décadas de não alinhamento militar após a invasão russa à Ucrânia.

Em resposta, o comentarista disse ao Rossiya One: “A razão oficial deles é medo, mas eles deveriam ter mais medo na Otan”.

A Suécia e a Finlândia enfrentam oposição da Turquia, a qual disse que não veria as solicitações para se juntar à aliança militar do Atlântico de forma favorável.

Qualquer decisão exigirá aprovação de todos os 30 países membros da aliança e seus parlamentos.

Fonte: Metro UK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte relata mais 6 mortes por ‘febre’ em meio a surto de covid-19

Publicado em 17 de maio de 2022, em Ásia

O anúncio de mais 6 mortes por ‘febre’ ocorre dias após a Coreia do Norte relatar seu primeiro caso de covid-19.

Prédio do Ministério do Comércio Externo em Pyongyang, Coreia do Norte (banco de imagens)

A Coreia do Norte relatou nesta terça-feira (17) mais 6 mortes por “febre”, dias após anunciar seu primeiro caso de covid-19, e disse que estava intensificando a distribuição militar de medicamentos.

Publicidade

A mídia estatal KCNA reportou que o exército havia “enviado suas forças poderosas urgentemente a todas as farmácias na cidade de Pyongyang e começou a fornecer medicamentos”.

A agência de notícias disse que “o número de mortes situa-se a 56” desde a noite de segunda-feira (16), com mais 1.483.060 casos de febre e pelo menos 663.910 pessoas recebendo tratamento médico.

O número é registrado apesar do líder Kim Jong-un ter ordenado lockdowns a nível nacional em uma tentativa de frear a propagação da doença através da população não vacinada.

Kim, até agora, criticou fortemente funcionários da saúde pelo que ele chamou de resposta mal feita em relação à prevenção da epidemia, especificamente uma falha em manter farmácias abertas 24 horas para distribuir medicamentos.

A reportagem desta terça-feira pela KCNA disse que “medidas urgentes foram tomadas para retificar as divergências no fornecimento de medicamentos”, incluindo operação 24 horas de farmácias em Pyongyang.

Desde o anúncio do país sobre seu primeiro caso de covid-19 na quinta-feira passada, Kim se colocou na linha de frente e no centro da resposta à doença na Coreia do Norte, supervisionando reuniões do Politburo quase que diárias sobre o surto, o qual ele disse estar causando “grande revolta” no país.

Fonte: Straits Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!