Às 17h33 de segunda-feira (9) ocorreu um terremoto com epicentro na Baía de Ise, província de Mie, de magnitude 5,1, cujo hipocentro foi a 340 quilômetros de profundidade.
Acontece que não abalou as cidades de Mie, mas sim as das regiões Tohoku e Kanto. Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) esse tipo de terremoto é chamado de intensidade sísmica anormal, pois o tremor ocorre em zonas distantes porque o hipocentro foi muito profundo.
Foram registrados tremores de intensidade sísmica 1 e 2, em Chiyoda, Tóquio; nas cidades de Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Saitama e outras. Mas, sem alerta de tsunami.
Terremoto em Taiwan estremece Okinawa
Nesse mesmo dia, às 15h23, ocorreu um terremoto de magnitude 6,6 na costa de Taiwan, a 20km de profundidade, causando tremores em Okinawa, especialmente em Yonaguni, de intensidade 3 e em outros locais foi de 2.
Inicialmente foi dado alerta de tsunami e logo em seguida mudado para alteração da maré.
Forte terremoto em Papua Nova Guiné
Às 7h33 (horário do Japão) de terça-feira (10) ocorreu um terremoto de magnitude 6,3 a 179km a sudoeste de Lorengau, em Papua Nova Guiné. Foi a uma profundidade de 10km, segundo informação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Até as 8h30 não havia notícias de danos humanos e materiais.
Fontes: NHK, Tenki, USGS e News Digest