A filmagem do peixe voador (トビウオ), da família dos exocetídeos, voando sobre o mar por 45 segundos, gravada para um programa de natureza da NHK, foi certificada pelo Guinness World Records como o recorde do peixe voador, com voo mais longo da história.
O certificado da instituição foi entregue à equipe de gravação, informou a emissora estatal na quinta-feira (12), com uma cerimônia realizada no NHK Broadcasting Center em Shibuya, em Tóquio.
O vídeo foi feito de uma balsa indo para Yakushima, na província de Kagoshima, para o programa de natureza da NHK, o qual foi ao ar em 2008.
No vídeo, um peixe-voador que saltou da superfície do mar voa à direita e à esquerda, em paralelo à balsa, com velocidade de cerca de 30km/h. O cameraman conseguiu capturar as imagens do peixe voador durante os 45 segundos de voo.
Segundo os especialistas, o relato mais longo registrado até então era de 42 segundos, na década de 1920. Portanto, esse registro superou em 3 segundos, obtendo novo recorde para o Guinness.
O cameraman que conseguiu gravar as cenas com destreza disse que “como voava muito achei que tinha pego a cena de um pássaro por engano. Acredito que ele deu o melhor de si no voo”.
Assista ao vídeo do post da NHK no Twitter.
【速報です】
2008年に #ダーウィンが来た のロケを行っていた、NHK鹿児島局 @nhk_kagoshima の取材班が撮影したトビウオの映像。
これが「トビウオの最長飛行」として、ギネス世界記録に認定され、公式認定証を贈呈いただくことになりました。
皆様、ありがとうございます。
▼その動画を見る▼ pic.twitter.com/A7GAmBH617
— NHK PR (@NHK_PR) May 12, 2022
Fonte: NHK