A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou o início da estação chuvosa em 4 regiões – Kinki, Hokuriku, Chugoku e Tokai – a partir de terça-feira (14).
A província de Yamaguchi, da região Shikoku, entrou nesse período das chuvas mais cedo, junto com a região Kyushu, em 11 deste mês. Portanto, este anúncio é para Okayama, Hiroshima, Shimane e Tottori. Comparando com o ano passado, o anúncio ocorreu com 33 dias de atraso mas apenas de 8 dias em relação à média.
Com esse anúncio, fica faltando só a região Tohoku, pois Hokkaido não tem esse fenômeno.
Todas as quatro regiões que entraram na estação chuvosa devem ter mais dias nublados e chuvosos na próxima semana devido à influência da frente de ar (encontro das massas de ar quente e de ar frio), além do ar úmido.
No sul da província de Mie a chuva está mais intensa nesta terça-feira e também chove em ampla área da região Tokai.
Até quando?
O final desse período de chuvas deverá ser por volta de 19 de julho nas regiões Chugoku, Kinki e Tokai, e por volta de 23 do mesmo mês em Hokuriku, portanto, pouco mais de 1 mês.
Durante esse período é necessário cuidar da elevada umidade dentro de casa, o que causa mofo, além dos desastres por causa da chuva, como deslizamentos, inundações, enchentes e alagamentos.
Fontes: Nagoya TV, Nikkei e WeatherNews