O MM Research Institute, anunciou os resultados de uma pesquisa dos preços de venda do smartphone iPhone da Apple em 34 países e regiões ao redor do mundo.
A pesquisa foi realizada fazendo a conversão dos valores em ienes.
O preço do modelo mais recente, o iPhone 13, com capacidade de dados de 128GB custa 98 mil ienes no Japão, sem oferecer um mais antigo para recompra da Apple (shitadori em japonês).
Já o mais elevado foi de 207.221 ienes no Brasil. A média para 33 países e regiões, excluindo o Japão foi de 126.433 ienes.
Em setembro de 2021, o preço do Japão era o segundo mais baixo depois dos 96.682 ienes de Hong Kong. O MM Research Institute analisa que “o preço doméstico estava originalmente definido para ser mais barato do que no exterior, mas acabou ficando ainda mais em conta devido à desvalorização do iene“.
No entanto, se o iene continuar a se depreciar, esse preço praticado no Japão se destacará, e alguns analistas avaliam que o valor de venda do próximo modelo poderá ser aumentado. Hideaki Yokota, diretor administrativo do MM Research Institute, destaca que “o preço pode aumentar em até 20%“.
Fonte: Yomiuri