Risco do surgimento de tubarões em Tokai e Kanto

As várias espécies de tubarões, incluindo as que atacam humanos, poderão ser vistas em outras regiões por causa de um fenômeno no mar.

Em vermelho os tubarões cabeça chata em Naha (cedida para FNN)

Os tubarões que podem atacar os seres humanos têm sido presenciados em Kagoshima e em Okinawa, inclusive nos rios, em uma época em que já começou a temporada de praias nas ilhas do sul.

Publicidade

Em Naha, capital da província de Okinawa, foram encontrados 4 tubarões cabeça chata em um rio a 3 quilômetros acima da foz. Sayuri Taita, do Manko Waterbird e Wetland Center, disse que os 4 foram encontrados mortos quando a maré estava baixa.

São de uma espécie que podem viver tanto na água salgada quanto doce e chegam a 2 a 3 metros de comprimento, com característica de feroz, podendo atacar as pessoas.

Tubarão cabeça chata no Rio Kumoji (cedida para FNN)

Em 19 de maio um desse tipo foi fotografado no Rio Kumoji, a poucos metros da movimentada avenida Kokusai Doori, em Naha.

Segundo o professor associado Taku Horie, da Faculdade de Oceanografia da Universidade de Tokai, essa espécie de tubarão é comumente encontrada em Okinawa, subindo o rio.

Motivo da aparições de tubarões

A temporada de praias começou em 1.º de abril em Okinawa, onde a estação das chuvas já terminou e o sol está a pino. Recomenda-se cuidado ao avistar esse ser marinho.

Fenômeno da corrente marítima Kuroshio, sobe como uma serpente (FNN)

Um dos motivos do aparecimento desses tubarões é atribuído ao fenômeno Grande Meandro do Kuroshio (黒潮大蛇行). Kuroshio é uma corrente marítima quente do Japão, a qual é sinuosa como uma serpente do sul para o leste do país, por isso o nome.

Há possibilidade de tubarões em Tokai e Kanto

Em 13 deste mês, tubarões-tigre foram vistos na costa de Tebiro, na cidade de Amami, ilha principal homônima (Kagoshima). Por isso, a associação de surfe local instalou uma placa de aviso para os banhistas e surfistas.

Essa corrente chamada de Kuroshio serpenteia do sul para o leste, podendo chegar à costa da região Tokai e até a de Kanto. 

Atualmente, está registrando o período mais longo da história da observação, e é possível que os tubarões possam ter entrado no Grande Meandro do Kuroshio, explicou o professor. 

Ele disse que atualmente está investigando a Baía de Suruga, “mas este ano sinto que há mais tubarões pelágicos (espécie galha-branco oceânico), por isso podem aparecer em Tóquio ou Kanto”, explicou.  

Um dos tubarões encontrado morto no rio em Naha (cedida para FNN)

Fonte: FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suspeito de maus-tratos aos 18 cães é preso

Publicado em 23 de junho de 2022, em Crime

Além dessa suspeita os vizinhos reclamavam constantemente do medo que sentiam, pois os cães ficavam soltos na rua e os latidos também incomodavam.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!