Tropas russas controlam cerca de 80% de Sievierodonetsk ferozmente disputada e destruíram todas as três pontes que levam para fora da cidade, mas ucranianos ainda estavam tentando evacuar os feridos, disse um funcionário regional na terça-feira (14).
Cerca de 12 mil pessoas continuam em Sievierodonetsk, de uma população pré-guerra de 100 mil. Mais de 500 civis estão se abrigando na planta química de Azot, que está sendo atacada pelos russos, de acordo com Serhiy Haidai, governador da região de Luhansk.
Um general russo, enquanto isso, disse que um corredor humanitário será aberto nesta quarta-feira (15) para evacuar civis da planta de Azot.
O general Mikhail Mizintsev disse que refugiados seriam levados para a cidade de Svatove, a 60Km ao norte do território sob controle dos russos e forças separatistas.
Como ele faz quase todos os dias, Zelensky implorou por mais entregas e rápidas de armas do Ocidente, desta vez especificamente pedindo por sistemas de defesa antimíssil.
“Não importa quanto de esforço que a Ucrânia faça, não importa o quão profissional são nossas forças armadas, sem a ajuda de parceiros do Ocidente não seremos capazes de vencer essa guerra”, disse a vice-ministra da Defesa ucraniana Hanna Malyar em uma coletiva de imprensa transmitida na TV na terça-feira (14).
Fonte: Japan Today