A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) divulgou na segunda-feira (11) o boletim de monitoramento dos efeitos do El Niño e La Niña. Em junho, a temperatura da superfície do mar na costa da América do Sul e na área de monitoramento do El Niño foi 0,7°C inferior ao valor padrão.
No futuro, a temperatura da superfície do mar na área de monitoramento do El Niño aumentará ligeiramente, mas prevê-se que permaneça em um valor inferior ou próximo ao valor padrão até o final do outono.
Por essa razão, a estimativa é que o La Niña continue até o final do outono, com uma alta probabilidade de 60%.
Por causa disso, até 8 de agosto a temperatura em todo o arquipélago japonês deverá continuar sendo mais elevada do que a média anual.
Além disso, estima-se que o fenômeno La Niña continue depois disso, e pode ser que calor residual se torne severo. Embora a projeção das áreas de alta pressão ao norte ainda seja fraca para a próxima semana ou em até 10 dias, a temperatura média de agosto a setembro deverá ser mais alta do que a normal.
Por isso, a recomendação é de continuar tomando todos os cuidados para evitar insolação e gerenciar a condição física diariamente.
Fontes: WeatherNews e Tenki