Os 30 países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) assinaram protocolos de adesão para a Finlândia e Suécia.
Os dois países poderão se juntar à aliança assim que os parlamentos das nações membros ratificarem os protocolos.
A Otan realizou uma cerimônia de assinatura em sua sede na cidade de Bruxelas, na Bélgica, na terça-feira (5), com ministros de Relações Exteriores de ambos os países europeus presentes.
O secretário-geral da Otan, o general Jens Stoltenberg, deu as boas-vindas à candidatura de ambos os países, chamando-a de “um momento histórico” para a Finlândia, Suécia e a aliança.
A cúpula da Otan na Espanha na semana passada se encerrou com um acordo para avançar com procedimentos oficiais para os dois países participarem.
Antes, a Turquia havia se oposto à adesão da Finlândia e Suécia. Ela retraiu sua objeção antes da cúpula, após um acordo relacionado à extradição do que ela considera como suspeitos terroristas.
Ela insiste que militantes curdos são terroristas e que a Suécia e a Finlândia oferecem abrigo a eles.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, alertou que se os dois países não cumprirem o acordo, o parlamento de sua nação poderia bloquear suas adesões à Otan.
A adesão à Otan deve ser aprovada por todos os 30 membros para que novos países possam ser aceitos na aliança.
Fonte: NHK